quarta-feira, 12 de maio de 2010

Espaços Unicos em Brasília

Existem diversos momentos diferentes em uma cidade, espaços com características únicas. A união da percepção destes fragmentos constroem a cidade e em Brasília não é diferente.

Um dos mais marcantes é sem sombra de dúvidas o Setor Comercial Sul ou SCS, na linguagem das siglas que marcam os endereços da cidade. Caracterizado pelos seus edifícios de escritórios que fogem ao gabarito das residências e pela diversidade das pessoas que por ali passam, pode-se falar que é a parte em que mais se parece com uma cidade tradicional. Parece. Apesar de seu jeitão tradicionalista, o setor ainda transpira a singularidade da cidade planejada. A tipologia bem distribuída dos prédios encontra a diversidade no tipo dos edifícios, transformando a unidade urbana setorizada no pastiche visual presente nas outras cidades.

A miscigenação é grande. Funcionários Públicos, Mendigos, políticos, estudantes, operários, todos eles se misturam neste espaço e acabam convivendo nos seus botecos e pracinhas, onde param para falar ao telefone ou passar o tempo. Quando se passa um tempo por lá, percebem-se sempre manifestações populares, artistas de rua trabalhando e as coisas passando rapidamente.

Já a noite seus espaços se transformam. Sofre de um vazio que só pode ser explicado pela a ausência total de espaços para moradia, mas engana-se que nada acontece a noite. Esta ausência de residências fazem proliferar pelo SCS outra grande variedade de situações, não muitas vezes seguras, que marcam na madrugada a miscigenação vista durante o dia.

Essas e outras características tornam o SCS um local cheio de identidade e imperdível para quem quer realmente conhecer do que é feita Brasília!

Autoria: Daniel Nardelli

Revisão: Arthur Junqueira

3 comentários:

  1. sou louca pra conhecer! tive uma professora que dizia q não seríamos arquitetos completos até conhecer Brasília. O ELEA vai ser a melhor oportunidade!

    ResponderExcluir
  2. Tbm estou muito curiosa para saber e conhecer melhor a cidade, pois quando vejo fotos, videos e artigos sobre Brasilia e difícil encontra alguma coisas sobre pessoas e como elas utiliza aquele espaço projetado para elas, as vezes tenho a impressão que Brasilia ainda não esta em sua capacidade total de pessoas e que tem varios vazios para serem edificados.
    Quero muito conhecer e viver um pouco do que aquelas pessoas que passaram no vídeo passam todos os dias.

    ResponderExcluir